Cólica Menstrual

DISMENORREIA(Cólica Menstrual)

A cólica menstrual é uma dor localizada na região abaixo do umbigo que afeta a maioria das mulheres todos os meses. O transtorno da cólica menstrual tem um vilão: o hormônio prostaglandina.

Durante o período menstrual, esse hormônio é liberado na camada interna do útero, conhecida como endométrio, e provoca contrações que podem ser muito dolorosas. A dor geralmente não é contínua e a intensidade pode variar de mulher para mulher, de organismo para organismo, de mês para mês.

A dor costuma ser mais intensa no primeiro dia da menstruação e, para mais da metade das mulheres, a cólica é acompanhada de outros sintomas desagradáveis como náuseas, vômitos, palidez, cefaleia, diarreia, vertigem e até desmaio.
Os médicos classificam a cólica em dois tipos: a dismenorreia primária, que é a mais comum entre as mulheres, e a dismenorreia secundária, que é a cólica provocada por fatores externos ao ciclo menstrual como endometriose, adenomiose, doença inflamatória pélvica ou mioma.


A cólica menstrual comum é um desconforto que atinge aproximadamente 50% das mulheres já logo cedo, a partir das primeiras menstruações, que acontecem por volta dos 11 anos, até a menopausa (climatério), que pode se iniciar a partir dos 40 anos.

Quando a menina menstrua pela primeira vez e quando o ciclo menstrual se encerra, na menopausa, varia de acordo com cada organismo. Não há uma idade “certa” para que elas ocorram.
Pode ser tratada por um PROFISSIONAL CAPACITADO,através do Shiatsu.

 Curta Minha Página e Compartilhe Também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *