Refluxo Gastroesofágico

Refluxo Gastroesofágico

A doença do refluxo gastroesofágico é uma condição em que o alimento ou liquido do estômago volta (reflui) para o esôfago. Esse conteúdo parcialmente digerido é acido e pode irritar o esôfago, causando vários sintomas, como azia (que pode piorar a noite ao deitar-se), dificuldade de engolir e eructação.

Entre as causas do refluxo, podemos citar problemas relacionados ao esfíncter esofágico inferior (que é um músculo que separa o estômago do esôfago e que deve se abrir apenas durante a passagem do alimento), obesidade, refeições fartas, gravidez, consumo de gorduras, chocolate, cafe ou álcool, alguns tipos de drogas, esclerose e hérnia de hiato (hérnia localizada em uma região do estômago).


Na medicina chinesa, o refluxo envolve diversos órgãos e vísceras, já que as causas são enérgicas, mas pode ser caracterizada principalmente como uma estagnação de energia, e entre suas causas podemos citar a tensão emocional, dieta irregular e sobrecarga de trabalho.

A tensão emocional envolve diversos sentimentos, e cada um deles se relaciona com o refluxo de uma forma, por exemplo, a raiva esta relacionada ao fígado, que, quando em excesso invade o estômago e impede que a energia do baço desça, causando o refluxo; já a tristeza e a aflição esvaziam a energia do baço, estômago, pulmão e coração, assim a energia não circula corretamente e pode causar uma estagnação, que leva consequentemente ao refluxo.

Alimentar-se irregularmente, por exemplo muito tarde, pular refeições, alimentar-se com pressa ou enquanto trabalha, alimentar-se excessivamente de alimentos gordurosos, frios e condimentos exige muita energia do estômago para fazer a digestão, sendo assim, ao longo de anos repetindo esses hábitos, a energia do estômago entra em deficiência e causa o refluxo.

A sobrecarga de trabalho enfraquece nossa energia, inclusive a do baço e do estômago, quando isso acontece, eles não são capazes de transformar e transportar as essências alimentares, o que também leva ao refluxo.

 Curta Minha Página e Compartilhe Também!

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here