Shiatsu

Desenvolvida no Japão, no início do século XX,- hoje reconhecida pelo Ministério da Saúde é indicada para prevenir e tratar várias doenças, tais como: dores na coluna vertebral, nas articulações, insônia, dormências, inchaços nos pés e nas mãos, tensão pré-menstrual,constipação, cólicas menstruais, espasmos musculares, estresse, ansiedade, doenças cardíacas, dores de cabeça, sinusite, esgotamento- físico, dentre outros.

O Shiatsu é uma forma de manipulação aplicada com os polegares, dedos e palmas das mãos, que consiste na aplicação de pressão em determinados pontos e áreas do corpo com o objetivo de corrigir disfunções internas, promover a saúde e tratar doenças específicas.

O shiatsu é uma terapia de reequilíbrio físico e energético que consiste em pressionar determinados pontos (tsubos) que formam linhas ou canais de energia pelo corpo.

Esses canais são chamados de meridianos e se relacionam com órgãos internos. É através desses meridianos que a energia vital, denominada “Ki”, flui. O objetivo do shiatsu é equilibrar e restabelecer o fluxo do Ki nos meridianos.

Segundo a medicina oriental, a doença é causada por uma estagnação do Ki, um bloqueio no fluxo da energia vital “Ki” ou um desequilíbrio na energia da própria pessoa.

O shiatsu é uma das formas de restabelecer o fluxo do Ki, pois, de acordo com a medicina oriental, através da pressão exercida sobre os pontos do meridiano, o órgão relacionado irá produzir mais Ki para circular na região que está com a energia estagnada.

Shiatsu significa, literalmente, “pressão com o dedo” (Shi = dedo e atsu= pressão ou contato).

 Curta Minha Página e Compartilhe Também!

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here