Ventosaterapia
Quando a circulação é ativada através da ventosa, o aumento de sangue favorece a nutrição de músculos, alivia as tensões, dores musculares e articulares.
Como o foco terapêutico da ventosa é controlar a corrente sanguínea, podemos destacar:
- Desintoxicar o Organismo
- Lombalgias
- Tratamentos para dores musculares
- Dores abdominais
- Cefaléia
- Problemas Digestivos
- Hipertensão Arterial
- É um tipo de terapia adotado em diversas correntes da medicina tradicional que emprega ventosas.Em chinês é representada pelo ideograma 拔罐.
- Esta forma de terapia é utilizada desde tempos remotos em quase todas as civilizações, como a européia, oriental, africana e indígena. No entanto, tais alegações carecem de comprovação científica.Os índios usavam chifres e faziam a vácuo sugando o ar, os orientais costumavam empregar o bambu e a Europa desenvolveu a ventosa como conhecemos hoje, empregando o vidro.Os copos redondos de vidro são aquecidos internamente com fogo, que expande o ar aí existente. Após aplicação numa área da pele, o ar aquecido começa a arrefecer e forma-se um vácuo parcial no seu interior. A diferença de pressão entre o ar interior e o exterior acaba por gerar uma força de sucção.
Os copos são aplicados imediatamente após o aquecimento em áreas especificas da pele que necessitam de tratamento, principalmente nas costas.
Seu uso é indicado para tratar diversas doenças, principalmente em dores, gastrite, artrite , lombalgia ,resfriados e gripe, entre outros.